"Projeto das igrejas e templos" tem recurso desaprovado por "conter erros e falhas" e "ser politicagem"; entenda e veja como votou cada vereador

 

A Câmara Municipal de Limoeiro do Norte pôs em votação na sessão desta quinta-feira (04/03) o “recurso 01/21 de 01 de Março” de autoria do vereador Rubem Araújo que “Estabelece as igrejas e os templos de qualquer culto como atividade essencial em período de calamidade pública no município de Limoeiro do Norte”.

Após a leitura do parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final por parte do relator vereador George Vieira onde apontou diversas falhas como:
Falta de justificativa, prazo para regulamentação da lei e a previsão legal de “interesse da coletividade” pudesse sanar vícios de legalidade, dentre outros. O relator manteve o parecer da comissão, pois não trouxe qualquer elemento ou fundamento legal que se fizesse o contrário.

O assessor jurídico Ítalo Ramon, usou a palavra para explicar que a votação para aprovação do recurso precisaria de maioria absoluta, ou seja 8 vereadores, se fosse aprovado, voltava para a comissão emitir novo parecer e seguia para tramitação.

Nos processo de discussão o primeiro a usar da palavra foi o autor do projeto vereador Cabo Rubem, que afirmou que o seu recurso era sim legal pois entende que se trata de “cláusula pétrea” e a Constituição do estado também asseguraria a legalidade do projeto. O vereador autor do projeto também defendeu a tese de tramitação do projeto mesmo sem a “justificativa” pois no seu entendimento o “interesse da coletividade” era maior e não haveria previsão no Regimento Interno. “Então vamos rasgar esse regimento já que não serve”, disparou.

O vereador Marduque Duarte em sua fala citou a questão constitucional onde no seu entendimento prefeito não poderia fechar igreja. Questionou absurdos jurídicos na atualidade. “quando você fecha uma igreja ou templo você viola uma cláusula pétrea” ressaltou.

A vereadora Lívia Maia, co-autora do projeto afirmou que tentou o diálogo na casa para tornar lei a “essencialidade dos templos” na cidade. “Entendo que a comissão tem visto erros no projeto tal qual projetos de outras cidades, mas apelo a todos que votem á favor" pediu.

O vereador Zé Neto se mostrou indignado com a forma que o autor do projeto, Cabo Rubem tem colocado, como se os vereadores fossem a favor de fechamento de igreja “não somos a favor de fechar igreja, mas não é desta forma que está sendo colocado”. Zé Neto finalizou afirmando que o projeto é “mais politicagem”.

Flauber Lima citou como sendo um projeto “melindroso” e citou o pároco de sua igreja católica que é a favor de seguir as recomendações sanitárias dos decretos. Mas questionou que abrir precedente é perigoso pois já foi procurado até por proprietário de academias para pedir que coloque projeto que  torne o segmento essencial.

O vereador ST. Arimatea Ferreira citou o laicismo do nosso país e que não se pode proibir religião “dar pra orar dentro do carro, dentro do quarto, aqui mesmo eu já orei pedindo discernimento, não precisa ir para templo não” disse. O vereador afirmou que “o momento é de salvar vidas”. Arimatea ainda disparou: "Deixem de politicagem...é politicagem sim, não fui procurado por nenhum padre e nenhum católico, meus parentes são evangélicos e não me procuraram”. O vereador apelou para "consciência" dos vereadores sobre as mortes no país. “Sobre esse projeto, alguém quer aparecer", finalizou.

A vereadora Anginha disse que recebeu ligações perguntando se ela era contra ou a favor. No entanto apelou para a "consciência" das pessoas pelo número de mortes no país. “Vamos pensar na nossa vida”, finalizou.

Valdir do Suburbão disse que ia votar a favor “só pra ver no que ia dar”. O vereador afirmou que queria ver se as igrejas iam cumprir as leis sanitárias. Valdir, apesar de não estar sendo discutido o projeto e sim o recurso do vereador Rubem, manifestou seu voto a favor.

O vereador George Vieira na sua fala citou “malabarismos” jurídicos dos autores do projeto (Rubem e Lívia) amparado pelo vereador Marduque Duarte. É o “jus esperneandi” citou. No entanto afirmou que os pares estão “causando confusão cognitiva á população”. George finalizou afirmando que o decreto “é ato privativo do executivo” citando os vários erros insanáveis do projeto.

Domingos Bezerra, presidente da Comissão de Justiça e Redação, afirmou que o que se discutia era a legalidade da tramitação do projeto e não a essencialidade do mesmo. Domingos foi buscar na história para explicar a cláusula pétrea da constituição onde fala da existência da igreja que no passado existia a perseguição das mesmas na época da ditadura.

Domingos afirmou que um artigo do regimento interno que trata da obrigatoriedade de existência de “justificativa” ao projeto e que emenda não contemplaria a adição ao projeto, pois o regimento não prevê. “estão tentando desvirtuar um debate que tem que ser técnico” ressaltou. Disse ainda que não é contra abertura de igreja, mas não pode compactuar com a ilegalidade “não fui eleito pra isso”.

Valdir na réplica disse a Rubinho que era pra ser projeto de indicação. No entendimento de Valdir, por "estar todo errado não era pra ter entrado nem em pauta desde o início".

Pra finalizar o vereador Cabo Rubem (autor do projeto) assumiu o erro em não anexar justificativa ao projeto, por ser novato e disse que só apresentou porque foi procurado “não foi por aparecer” afirmou.

O recurso foi desaprovado por 9 votos contra e 4 á favor, sendo arquivado.

-VOTARAM Á FAVOR
VALDIR DO SUBURBÃO
LÍVIA MAIA
CABO RUBEM
MARDUQUE DUARTE

-VOTARAM CONTRA
VALDEMIR BESSA
GEORGE VIEIRA
ANGINHA
DARLYSON PAXÁ
DOMINGOS BEZERRA
FLAUBER LIMA
ST ARIMATEA (TEINHA)
ZÉ NETO
MARCIO MICHAEL.









 

 

 

 

Comentários

Mais acessadas

Limoeiro do Norte ainda não manifestou oficialmente interesse em adquirir vacina através de consórcio de municípios

Polícia desarticula quadrilha em Limoeiro do Norte acusada de participação no sequestro do empresário "Zé Bezerra"

Limoeiro do Norte: Juliana Lucena visita local onde será construída areninha no Bairro Pitombeira

R$ 121,73 milhões: Hospital Regional do Vale do Jaguaribe vai dar cobertura à população de 532,3 mil habitantes

06 vagas para MOTORISTA DE CARRO PESADO no Parque Solar Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte; veja link de inscrição