Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte comemora a Semana da Solidariedade 2011

A Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte realiza nos dias 03 e 04 de Novembro, à Semana de Solidariedade 2011. Este ano a Semana tem como tema Mulheres e Meio Ambiente. O seminário de abertura tratará da questão ambiental, interligando-se a relação de semelhança mulher-natureza que é percebida em vários campos. Há muitas concepções que toma a terra como divindade feminina, a deusa terra, a mãe terra. Também há religiões que cultuam a natureza, tomando-a como divindade feminina, marcada pelo poder da fertilidade, diferente do poder de comando.

Segundo Maria Sueli Rodrigues de Souza, professora da Universidade Federal do Piauí, o pensamento que predomina no modelo social em que vivemos quebrou a relação de semelhança entre a mulher-deusa e a natureza, tornou deus masculino, substituiu o poder de dar vida pelo poder de comando, a idéia de ser parte da natureza pelo poder de explorar a natureza, e com isso instaurou a concepção de civilização do mundo através do domínio da natureza. É esse modelo que se encontra em crise na contemporaneidade.

A programação será iniciada no dia 03 de Novembro com um Seminário de Abertura na Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus de Limoeiro do Norte, às 19:30. O Seminário tem como objetivos discutir o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a coleta seletiva e a ação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na região do Vale do Jaguaribe.

A proposta de discussão do seminário também é refletir sobre o ser humano e como ele age como se fosse proprietário da natureza, por isso toma os elementos que compõem o meio ambiente como bens, como recursos naturais, cabendo a estes a condição de proprietários, podendo vender, trocar, comprar, desflorestar, secar suas águas, alterar suas condições climáticas.
A Mesa para discussão contará com representantes de catadores e catadoras de materiais recicláveis do Vale do Jaguaribe, do Fórum Lixo e Cidadania, da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte da Cáritas Regional Ceará.

Já no dia 04 de novembro, será lançada a Campanha Permanente de Solidariedade da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte e acontecerá também a “Festa da Solidariedade”, a partir das 19:30, na pousada Zé Bezerra. No decorrer da festa acontecerá um show cultural, Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária e um animado Forró Pé de Serra.

Para José Wilson Correa, da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte o lançamento da Campanha Permanente de Solidariedade representa a ampliação da missão da Cáritas e a promoção de sua política de sustentabilidade.

por Monyse Ravena, assessora de Comunicação da Cáritas Regional Ceará

Comentários

Mais acessadas

Limoeiro do Norte ainda não manifestou oficialmente interesse em adquirir vacina através de consórcio de municípios

Polícia desarticula quadrilha em Limoeiro do Norte acusada de participação no sequestro do empresário "Zé Bezerra"

Limoeiro do Norte: Juliana Lucena visita local onde será construída areninha no Bairro Pitombeira

Porque as garrafas de 290 ml de refrigerante são chamada de KS?

06 vagas para MOTORISTA DE CARRO PESADO no Parque Solar Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte; veja link de inscrição