MENSAGEM DO DIA - PROGRAMA DESPERTA LIMOEIRO: A Casa da Sogra

Era uma vez, uma jovem chamada Lilian, que se casou e foi viver com o marido na casa da sogra. Depois de algum tempo, começou a ver que não se adaptava à sogra. Os temperamentos eram muito diferentes e Lilian cada vez se irritava mais com os hábitos e costumes da sogra, que criticava cada vez com mais insistência.

Com o passar dos meses, as coisas foram piorando, a ponto de a vida se tornar insuportável. No entanto, segundo as tradições antigas da China, a nora tem que estar sempre ao serviço da sogra e obedecer-lhe em tudo. Mas Lilian, não suportando por mais tempo a ideia de viver com a sogra, tomou a decisão de ir consultar um Mestre, velho amigo do seu pai.

Depois de ouvir a jovem, o Mestre pegou num ramalhete de ervas medicinais e disse-lhe:
Para te livrares da tua sogra, não as deves usar de uma só vez, pois isso poderia causar suspeitas. Você vi misturá-las com a comida,
pouco a pouco, dia após dia, e assim ela vai-se envenenando lentamente. Mas, para teres a certeza de que, quando ela morrer, ninguém suspeitará de ti, deverás ter muito cuidado em tratá-la sempre com muita amizade. Não discutas e ajuda-a a resolver os seus problemas.

Lilian respondeu:
Obrigado, farei tudo o que me recomenda.
Lilian ficou muito contente e voltou entusiasmada com o projeto de assassinar a sogra. Durante várias semanas, ela serviu, dia sim dia não, uma refeição preparada especialmente para a sogra.

E tinha sempre presente a recomendação do Mestre para evitar suspeitas: controlava o temperamento, obedecia à sogra em tudo e tratava-a como se fosse a sua mãe, controlava bem o seu temperamento e quase nunca se aborrecia.

Durante estes meses, não teve uma única discussão com a sogra, que também se mostrava muito mais amável e mais fácil de tratar com ela. As atitudes da sogra também mudaram e ambas passaram a tratar-se como mãe e filha.

Certo dia, Lilian foi procurar o Mestre , para lhe pedir ajuda e disse-lhe:
Mestre, por favor, ajude-me a evitar que o veneno venha a matar a minha sogra. É que ela transformou-se numa mulher agradável e gosto dela como se fosse a minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que lhe dou.
Mestre Huang sorriu e abanou a cabeça:

Lilian, não se preocupe. A tua sogra não mudou. Quem mudou foste tu. As ervas, que te dei, são vitaminas para melhorar a saúde. O veneno estava nas suas atitudes, mas foi sendo substituído pelo amor e carinho que lhe começaste a dedicar.

Na China, há um provérbio que diz: A pessoa que ama os outros também será amada.

Os árabes têm outro que diz: O nosso inimigo não é aquele que nos odeia, mas aquele que nós odiamos.

Mário Oliveira, radialista - Apresentador do Programa Desperta Limoeiro na Jangadeiro FM 100.1 - Limoeiro do Norte-CE

Comentários

Mais acessadas

Limoeiro do Norte ainda não manifestou oficialmente interesse em adquirir vacina através de consórcio de municípios

Polícia desarticula quadrilha em Limoeiro do Norte acusada de participação no sequestro do empresário "Zé Bezerra"

Limoeiro do Norte: Juliana Lucena visita local onde será construída areninha no Bairro Pitombeira

Porque as garrafas de 290 ml de refrigerante são chamada de KS?

06 vagas para MOTORISTA DE CARRO PESADO no Parque Solar Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte; veja link de inscrição