Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte comemora a Semana da Solidariedade 2011
Segundo Maria Sueli Rodrigues de Souza, professora da Universidade Federal do Piauí, o pensamento que predomina no modelo social em que vivemos quebrou a relação de semelhança entre a mulher-deusa e a natureza, tornou deus masculino, substituiu o poder de dar vida pelo poder de comando, a idéia de ser parte da natureza pelo poder de explorar a natureza, e com isso instaurou a concepção de civilização do mundo através do domínio da natureza. É esse modelo que se encontra em crise na contemporaneidade.
A programação será iniciada no dia 03 de Novembro com um Seminário de Abertura na Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus de Limoeiro do Norte, às 19:30. O Seminário tem como objetivos discutir o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a coleta seletiva e a ação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na região do Vale do Jaguaribe.
A proposta de discussão do seminário também é refletir sobre o ser humano e como ele age como se fosse proprietário da natureza, por isso toma os elementos que compõem o meio ambiente como bens, como recursos naturais, cabendo a estes a condição de proprietários, podendo vender, trocar, comprar, desflorestar, secar suas águas, alterar suas condições climáticas.
A Mesa para discussão contará com representantes de catadores e catadoras de materiais recicláveis do Vale do Jaguaribe, do Fórum Lixo e Cidadania, da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte da Cáritas Regional Ceará.
Já no dia 04 de novembro, será lançada a Campanha Permanente de Solidariedade da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte e acontecerá também a “Festa da Solidariedade”, a partir das 19:30, na pousada Zé Bezerra. No decorrer da festa acontecerá um show cultural, Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária e um animado Forró Pé de Serra.
Para José Wilson Correa, da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte o lançamento da Campanha Permanente de Solidariedade representa a ampliação da missão da Cáritas e a promoção de sua política de sustentabilidade.
por Monyse Ravena, assessora de Comunicação da Cáritas Regional Ceará
Comentários
Postar um comentário